Quantas horas caminhar por dia no Caminho de Santiago
Quantas horas caminhar por dia no Caminho de Santiago?
Poderia dizer que no máximo 6 horas, andar mais que isso, além de desnecessário pode colocar em risco a jornada como um todo.
Lembrar sempre, o caminho francês são oitocentos quilômetros, você tem que arriscar o mínimo possível durante cerca de 35 dias, muito pouca coisa tem que dar errado e ainda tem que curtir, de preferência sem pressa.
Considerando, trechos com poucas subidas e descidas, podemos dizer que, num ritmo normal, é possível caminhar em média 4 quilômetros por hora.
Tem peregrino que faz mais, tem peregrino que faz menos, mas nesse ritmo 6 horas de caminhada significa percorrer por volta de 24 quilômetros. Tá bom demais! Não?
Porém, anota aí, vai ter trechos que a média cai muito, vamos ver 4 exemplos:
A subida dos Pirineus, a subida da Cruz de Ferro, a subida do Cebreiro, e dependendo da temperatura, o trecho das Mesetas Espanholas, que embora seja muito plano, com temperatura elevada, é bem difícil.
Quantas horas caminhar por dia no Caminho de Santiago para a maioria dos peregrinos?
Conhecemos peregrinos que fazem o Caminho em 32 dias, ou seja, uma média diária de 25 quilômetros.
Então, concluímos que em alguns trechos esses peregrinos andam muito mais que seis horas, ou o ritmo médio por hora foi muito acima de 4 quilômetros.
Toda essa aritmética é muito relativa, o que vai contar mesmo são as condições do momento.
Vai ter dias que você vai se sentir muito disposto, como se estivesse a 20 cm do chão, voando como se diz, vai ter dia que vai estar mais ou menos se sentido um terráqueo mesmo.
Um exemplo, a subida do Cebreiro, um trecho fascinante, aliás seguem os links de três vídeos:
Subida do Cebreiro :
Então querido peregrino, querida peregrina, tenha em mente em primeiro lugar, a quantidade máxima de horas que você irá caminhar por dia, faz o planejamento de onde sair e onde chegar, a partir dessa premissa.
Outras considerações importantes para uma caminhada de longa distância
Considera que, não é só caminhar, você vai estar exposto a sol, chuva, vento, carregando mochila, e tudo isso deve ter um limite.
Os pés, precisam descansar da pressão que o corpo impõe a eles, mesmo parado eles estão ali sustentando o seu peso, o seu coração também está sendo exigido, todo organismo.
É claro que se um dia você ultrapassar um pouco esse limite, não haverá nenhum problema.
Estamos falando que devemos estar atento para que isso não seja uma constância, não seja uma regra.
Sabemos que há pessoas, principalmente as mais jovens, que fazem muito mais que seis horas por dia e cobrem até 40 quilômetros.
Mas compreendemos também, que isso é uma temeridade e não corresponde de forma nenhuma a média daqueles que completam o Caminho de Santiago.
Nosso objetivo quando começa uma jornada com essa é chegar ao final e fazer o máximo pra não ter lesões ou qualquer tipo de dificuldade.
Não quer dizer também que seguindo essa premissa de andar no máximo 6 horas você está isento de qualquer problema.
O que dá pra garantir é que o risco vai ser muito, muito menor.
Afinal o que queremos mesmo é curtir a caminhada de todas as formas e chegar a Compostela inteiros, com a cabeça repleta de histórias pra contar.
Veja também: Auto Conhecimento ao fazer o Caminho de Santiago
Amazing article, I truly had a great time reading it. Your writing style is very engaging and your thoughts are very relevant. Keep it up!
O que levar na mochila e qual o tamanho da mesma?