Saint Jean Pied de Port a Burgos – Primeira Etapa – Saint Jean a Réfuge Orisson

Saint Jean Pied de Port a Réfuge Orisson

Saint Jean-Pied-de-Port é uma cidadezinha medieval, localizada no sudoeste da França e foi nosso ponto de partida na primeira etapa rumo ao Réfuge Orisson para fazer o Caminho de Santiago de Compostela.

Assim, dividimos a caminhada de oitocentos quilômetros em três etapas:

Saint Jean Pied de Port a Burgos

Burgos e Sarria

Sarria e Santiago de Compostela

Dessa maneira, a primeira foi cumprida entre Saint Jean Pied de Port e Burgos com um total  duzentos e oitenta e seis quilômetros e quinze dias de caminhada. Portanto, essa é a primeira etapa entre Saint Jean e Réfuge Orisson.

Primordialmente, esse é o Caminho de Santiago predileto dos peregrinos, ou um dos favoritos para quem faz o Caminho Francês, ou melhor para quem inicia o Caminho Francês.

Pertence ao lado francês do País Basco, antes, pertencia ao reino de Navarra.

Saint Jean Pied de Port – A chegada

Saint Jean Pied de Port a Réfuge Orisson

Inegavelmente, a alegria que arrebatou o meu espírito foi indescritível quando cheguei ao final da ” Rue d’ Espagne”.

Então, atravessamos a ponte sobre o Rio Nive e entramos na parte murada da cidade pela porta da igreja de Notre-Dame.

Junto com toda essa alegria estava o Arnô que também vibrava comigo como se fosse a primeira vez.

Certamente, digo isso porque em 2017 ele já havia feito todo o percurso e ficara tão entusiasmado que quis me fazer essa honra de andar comigo, refazendo toda essa etapa.

Desse modo, para mim um sonho começando a se materializar, até tirei uma foto para postar no facebook:

Saint Jean Pied de Port

Assim , compartilhei duas alegrias, a de fazer o caminho e o privilégio de ir “Caminhando com Arnô”, sabendo que isso é pra poucos.

Chegamos ali um dia antes da partida e nos alojamos na rua de la Citadelle num albergue já conhecido pelo Arnô.

confira: Gîte Le Chemin vers l’Etoile

Em seguida, depois de passar pela Oficina de Peregrinos para fazermos nossa credencial:

Credencial Caminho de Santiago

Em seguida, comprei uma lindíssima concha feita de forma artesanal e da cor que mais aprecio – lilás.

Concha Caminho de Santiago

Conhecemos em seguida alguns patrimônios históricos da cidade, caminhamos sem destino, observando a beleza das casas de janelas e portas de cor vermelha, degustamos uma bela comida acompanhada de vinho rosé.

Saint Jean Pied de Port

Pirineus – A caminhada

Pirineus em Saint Jean Pied de Port

No outro dia começamos o caminho, estávamos super dispostos pra começar a jornada.

Seguiríamos rumo ao Réfuge Orisson e como o tempo estava propício fizemos a travessia pela rota de Napoleão.

A etapa dos Pirineus foi dividida em duas partes pois conforme o Arnô disse, fazer esse percurso de uma só vez pode “judiar’ e muito.

Pois há uma subida constante por cerca de vinte quilômetros e mais uns cinco de descida muito ingrime.

Pirineus

Réfuge Orisson – O Albergue

Réfuge Orisson

O albergue que havíamos reservado ficava praticamente da metade da altitude a ser vencida.

O Arnô, já sabendo dessa dica, reservou com antecedência para não corrermos o risco de não poder dormir.

Aqui acho importante dar um aviso, trata-se do momento do banho.

Você terá apenas cinco minutos de água no banho. Logo que chegamos no albergue, recebemos uma ficha.

Há uma caixinha no banheiro e é lá que cada ficha será colocada, dentro da ducha e água será liberada por esse tempo.

Acho importante, digo, vale ressaltar que de tanto o Arnô me prevenir sobre essa duração da água na ducha.

Cuidei em cada detalhe, deixei o sabonete, xampu, roupas, toalha facilitada e o engraçado é que sobrou tempo e água suficientes…

Valeu muito a dica e aviso de antemão que em caso de uma ótima organização você terá tempo de sobra para tomar banho.

À noite o Refugé Orisson oferece um jantar comunitário muito bom e já está incluído na diária.

Réfuge Orisson

Dessa maneira, nos apresentamos e falamos de nossas motivações e interesses.

Esse albergue é único naquela região dos Pirineus, ele está a apenas oito quilômetros de Saint Jean.

Essa é uma boa alternativa para quem não quer fazer a etapa dos Pirineus de uma só vez.

É necessário fazer reserva antecipando o pagamento uma vez que há poucas vagas e não há outra opção de hospedagem na região.

Veja a seguir um vídeo sobre essa etapa: