Caminho de Santiago – Erros de Planejamento

Caminho de Santiago – Erros de Planejamento.

Vamos falar aqui de quatro erros de planejamento que devem ser evitados quando estamos nos preparando ou mesmo fazendo o Caminho de Santiago.

Portanto, trataremos de  iniciativas e atitudes que se não forem bem observadas e não estiverem no radar do peregrino, antes e durante a caminhada, podem, digamos assim,  estragar a tão sonhada peregrinação.

A experiência de fazer uma jornada como essa é tão prazerosa e vai te fazer tão feliz que deve ter e merece um cuidadoso planejamento para aproveitar ao máximo cada momento dessa jornada.

Portanto, vejam a seguir quatro observações muito importantes:

Comprar equipamentos e acessórios inadequados.

Nesse item você deve ser estar muito atento(a), não estou aqui falando de comprar artigos caros de altíssima tecnologia, é claro que se houver condição financeira, faça-o, não temos nada contra.

No entanto, como a oferta é muito grande, e os custos podem variar muito, principalmente para cima.

Então, não quero que você inviabilize a aventura por achar que não teria condição financeira para levar adiante seu projeto.

Dessa maneira, queremos dizer que há equipamentos e acessórios com preços muito acessíveis  que não deixam de trazer tecnologia, conforto e principalmente, segurança para uma caminhada dessa natureza.

Assim, falamos da escolha de grande maioria que se encontra em uma situação intermediária.

A dica é, não abram mão da qualidade, informe-se o mais que puder para ter certeza que esse ou aquele equipamento, além de adequado, é de boa qualidade.

Assim, sejam criteriosos(as), estudem bem o tema, tem muita sugestão de material para ser pesquisado.

Caminho de Santiago – Erros de Planejamento – Bota, Tênis e meias

Muita atenção à bota ou tênis, comprem sempre um número a mais, porque os pés incham, escolha àquele que quando você coloca no pé e da aquela primeira voltinha você se apaixona e diz é esse é essa!

Atenção às meias, os cuidados com os pés… Cuidar bem dos pés, afinal são eles que estão na linha de frente.

Muita atenção à mochila, e ao peso, nunca superior a 10% do seu próprio peso, não leve coisas desnecessárias.

O espírito do caminho é exatamente o contrário, desapego, viver leve sem carregar fardos desnecessários.

Fazer o caminho de Santiago num prazo muito curto.

Aqui temos no item Caminho de Santiago – Erros de Planejamento um ponto bastante comum e ao mesmo tempo controverso.

Por isso, é importante dizer que, não quero estar aqui a desencorajar quem tem pouco tempo, mas quer e pode fazer o caminho de qualquer forma, não é essa minha pretensão.

Nesse tópico quero dizer que o Caminho de Santiago é tão magnífico, que na minha opinião, deve ser degustado, aproveitado aos poucos, se possível, lentamente, suavemente.

Fazer o caminho na correria, além de ser perigoso, dependendo é claro do condicionamento de cada um, pode não ser uma boa experiência.

Vai ser legal, mas chamo atenção pra que seja muito, muito legal! e pra isso é preciso ter tempo pra desfrutar.

Caminho de Santiago não é uma maratona.

Caminho de Santiago não é uma corrida pra ver quem chega mais rápido, não há nada em disputa, pelo contrário, tudo ali é compartilhamento, solidariedade, comunhão com a natureza.

Cada um tem seu próprio ritmo, não adianta tentar acompanhar esse ou aquele que estão numa pegada mais rápida, pra que?

Outra coisa, quem disse que chegar em Santiago é a parte mais legal?

Posso garantir que não, a parte mais legal é o caminho, e esse caminho é feito ao caminhar, a cada passo.

Portanto, a rigor, as principais lembranças, aquelas que realmente irão lhe marcar, serão encontradas no trajeto.

A natureza, as montanhas, as pessoas que você encontrou, os vinhos que bebeu, as sangrias brindadas com colegas peregrinos.

As comidas, o cansaço , o repouso, as risadas e até as dificuldades como as dores, o medo, a ansiedade e por ai vai.

Dessa forma, quando você está perto do fim, você começa a querer que não acabe, e nessa altura você já compreendeu que o caminho imita a vida, não tem jeito, é incrível.

Fica uma dica:  Se o seu tempo é curto, faça o caminho em duas etapas ou três, vai ficar mais caro, mas o benefício vai compensar.

Veja aqui roteiros para quebrar o caminho em mais etapas.

Saint Jean a Burgos.

Burgos à Sarria.

Sarria a Santiago de Compostela.

Fazer o Caminho de Santiago com a mente fechada.

visite nosso canal:

Nesse item convido você a refletir que para aproveitar o caminho é preciso quebrar velhos conceitos.

Aliás, arriscaria a dizer que, mesmo que no primeiro momento, você não consiga, não queira, resista, o espírito do caminho acaba te moldando.

Assim, é como você chegar num ambiente que não está acostumado, a energia das pessoas acaba te contagiando, você percebe que é bom e aos poucos você se adapta e começa a gostar.

Caminho de Santiago – Erros de Planejamento -Viver a diversidade

Dessa maneira, o caminho é uma oportunidade única de conviver com a diversidade, quer seja da natureza, das culturas, das pessoas e de seus costumes.

Assim como, das línguas, da multiplicidade dos hábitos locais, passando pela gastronomia, frutas, vinhos, pães, queijos e muito mais. 

Quanto mais você estiver aberto, mais e mais você será absorvido por essa atmosfera e tenho certeza que esse comportamento, só vai lhe beneficiar e trazer muito mais prazer.

Evite a preocupação exagerada, por exemplo, com conforto, as vezes não é possível.

Mesmo que você tenha dinheiro e possa pagar por um hotel caro pra dormir, embora, as vezes possa ser até necessário, não deveria ser a regra.

Quero dizer que, o espírito do caminho, a essência, não é essa!

Por exemplo: E quando você andar vinte e cinco quilômetros e chegar num pueblo pequenininho que só tem albergue ou uma casa paroquial?

Você vai andar mais dez pra chegar num pueblo maior pra encontrar um hostal ou hotel confortável?

Obviamente que não, seria um risco andar tanto assim.

Mente Aberta Sempre.

Portanto, fique atento (a) estar com a mente aberta evita que alguns bloqueios lhe impeçam de experimentar maneiras novas e diferentes. 

E tem mais, você vai gostar!

Assim, por exemplo, jantar com muita gente, numa mesa absolutamente diversa, com gente alegre brindando e saudando aquele momento, não é tão bom? É bom demais.

Portanto, uma vez mais, esteja receptivo (a), permaneça com sua concha virada para fora durante todo o caminho, desvire-a somente quando chegar a Santiago.

Dessa maneira, isso irá simbolizar para os outros caminhantes que você está aprendendo, recebendo e desprendido(a) de preconceitos de tudo que o caminho tenha pra oferecer.

Não se preparar fisicamente.

Importantíssimo nesse tópico Caminho de Santiago – Erros de Planejamento é fazer um treinamento específico pensando nas condições que vai enfrentar, na medida do possível tentar reproduzir as condições do caminho, tipo, subidas e descidas fortes.

Uma boa ideia é fazer uma trilha monitorada, verifica na sua cidade, tem muita gente especializada oferecendo esse tipo de serviço.

É muito importante caminhar com a mochila nas costas, com o bastão, andar pelo menos cem quilômetros com a bota ou tênis para amaciá-lo.

Assim, nem pensar em iniciar a caminhada com tênis ou bota novinhos, não, não faça isso.

Faça exame médico

Fazer um exame médico antes também é fundamental, testar seus limites, joelho e coração.

No mais é partir, preparado (a) fisicamente com todos equipamentos, com tempo pra aproveitar o caminho e sobretudo com a mente aberta para absorver totalmente essa experiência que tenho certeza irá transformar a sua vida.

 Buen Camino!!!!

veja também: O que é o Caminho de Santiago.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *