Perguntas Caminho de Santiago

Perguntas sobre o Caminho de Santiago.

Neste post iremos responder algumas perguntas úteis sobre como fazer o Caminho de Santiago de Compostela, especificamente sobre o caminho francês.

Perguntas Caminho de Santiago: Pergunta número 1

Vou fazer o Caminho Francês e irei começar em Saint Jean Pied de Port, devo fazer a primeira etapa até Roncesvalles de uma só vez?

Estamos falando de uma etapa de 27,5 quilômetros onde você irá partir de uma altitude de 200 m em Saint Jean e atingir 1400 m no alto dos Pirineus em seguida descer +/- 500 metros bastante íngreme.

Quando chegar no alto Pirineus e atingir o ponto mais alto deste percurso (passo ou colina de Lepoeder) de onde pode-se avistar a abadia de Roncesvalles, lá embaixo no vale.

Dessa forma, dependendo do caminho que escolher quando chegar no alto, terá um trecho bastante escorregadio e o joelho será colocado à prova. 

Assim, nesse ponto, EVITAR descer em frente, o caminho é muito difícil pela floresta, sendo assim, é aconselhável seguir  à direita pela GR 12.

Lepoeder

Dessa maneira, considera aí que é o primeiro dia, e como no meu caso nunca tinha andado com bastão e muito menos com uma mochila nas constas pesando 7 quilos.

Considera também que nessa altitude o vento e a temperatura quase sempre é mais um fator de stress.

Então eu respondemos sem receio de errar que o ideal é dividir essa primeira etapa em 2 partes.

O primeiro dia 9 quilômetros até o Réfuge Orisson, (tem que fazer reserva) e o segundo dia, 18,5 quilômetros até Roncesvalles.

Vamos pensar juntos, é o seu primeiro, dia tem mais 30/36 dias até Santiago, você estaria com pressa do que, não vale a pena arriscar não é mesmo?

Perguntas Caminho de Santiago: Pergunta número 2

Tenho 65 anos e uma enorme vontade de fazer o Caminho de Santiago, será que eu consigo?

Vamos responder com um dado estatístico, em 2018, 60 mil peregrinos com mais de 60 anos que representa +- 20% do total que fizeram o Caminho.

Assim, se as suas condições gerais de saúde estão boas, controláveis, acompanhada, por que não?, avise seu médico ele vai ficar orgulhoso de você.

Por consequência, arriscaria dizer que se pensamos que uma aventura como essa é perigosa, imagina a rotina o “mesmismo” de sempre, aí o perigo dobra.

Minha experiência é de ter visto muitos peregrinos e peregrinas idosos, de toda a parte do mundo, fiz amizade com vários deles e já eram avós há muito tempo.

Nesse sentido, uma coisa eu notei também, na maioria eram pessoas acostumadas a fazer caminhadas com frequência.

Dessa maneira,  se você tem mais de 60 anos, começa a treinar hoje mesmo, começa com baixa quilometragem e vai aumentando aos poucos.

Participe de caminhadas mais longas nos finais de semana, junte-se a grupos de caminhadas na sua cidade, forme um grupo de caminhada, por que não?

Garanto que você vai gostar.

Perguntas Caminho de Santiago: Pergunta número 3

Quanto custa fazer o Caminho de Santiago?

Para nós que moramos no Brasil fica mais caro em função das passagens de avião, veja a seguir os principais itens para um planejamento de 35 dias de caminhada.

Uma vez que, você não tem nenhum equipamento, irá dormir em albergues, alimentar-se do menu dos peregrinos.

Vamos ver?

Passagem de ida e volta à Madri 700 Euros

Transporte interno na Europa (ônibus, trem etc.) 110 Euros

Roupas e Equipamentos 700 Euros

Diárias de Alojamento 350 Euros

Alimentação 500 Euros

Extras 240 Euros

Seguros obrigatório 130 Euros

Total aproximado de 2730 Euros.

Não é barato, mas se você já tem os equipamentos por exemplo, já ajuda, incluímos aí 240 Euros de extras que também pode ser reduzido.

Faça o planejamento 2, 3 anos antes e quando você menos esperar você estará com a mochila nas costas pronto para partir para Santiago de Compostela.

Seguem links passagens aéreas,  dos trens e ônibus na Europa, assim como para a comparação de preços do seguro obrigatório

PASSAGEM AÉREA 

TRENS NA ESPANHA

ÔNIBUS NA ESPANHA 

SEGURO

OBRIGATÓRIO 

 

 

 

Perguntas Caminho de Santiago: Pergunta número 4

Fazer o Caminho de Santiago Emagrece?

No início dos treinamentos eu estava com 74 kg.

Cheguei na Espanha pra começar a caminhada com 72 kg.

Caminhei 37 dias numa média de 20 quilômetros diários quando coloquei meus pés na Catedral de Santiago estava com 64 kg.

Portanto, perdi 2 Kg nos treinamentos e 8 Kg durante a caminhada, ou seja 10 Kg no total.

Agora o mais curioso foi a disposição que cheguei ao final.

Na verdade, não queria que acabasse, se fosse pra voltar, não teria dúvida.

Cabe aqui uma curiosidade, encontrei alguns peregrinos, principalmente franceses fazendo o caminho de volta.

Nesse sentido, o primeiro que vi cheguei a perguntar se estava na direção certa.

Até pra garantir de que não era eu estava na errada…

Em seguida,  ele me disse …sim, sim, cheguei à Compostela duas semanas atrás e estou voltando pra casa.

Daquele ponto em que nos encontramos ele deveria ter ainda uns 1000 quilômetros pela frente. Loucura, não sei…não dá pra julgar.

Cada um de nós que sabe sua própria dor e renúncia, ele já estava magrinho, me lembro bem… deve ter chegado bem fininho.

Pra concluir, sim fazer o Caminho emagrece, experimente andar em média 20 quilômetros por dia, durante um mês, 35 dias, nem é preciso ir a Santiago não é mesmo?

Perguntas Caminho de Santiago: Pergunta número 5

Qual o melhor horário pra levantar e começar fazer a caminhada?

Essa pergunta é difícil, não dá pra afirmar um horário específico, no entanto a grande maioria se levanta a partir das 5 horas, principalmente no verão, até antes.

Aqui fica um alerta, caso saia tão cedo, evitar de andar sozinho, principalmente as mulheres.

Assim, é preciso evitar qualquer situação que você perceba que existe um risco, por menor que seja, sempre é bom evitar.

Precaução sempre é bom!

Então, considera aí que você vai andar em média de 6 a 7 horas por dia, um pouco mais um pouco menos, então se você sair tipo 8 h vai chegar ao destino por volta das 2, 3 horas da tarde.

Dessa maneira, dependendo do Pueblo, pode encontrar albergues lotados.

Além do mais, no verão forte, principalmente nos trechos das mesetas, nem pensar de caminhar depois do meio dia, é arriscado, não tem sombra, uma reta infinita.

Portanto, levanta cedo!

Ah! quando for levantar procura fazer o mínimo de barulho possível, deixa a mochila pronta antes de dormir, levanta e vai fazer a higiene já com as tralhas para partir.

Dessa forma, nada de ficar indo e voltando, escova, pega a toalha, abre isso, fecha aquilo, àqueles plásticos tipo zíper, tortura, a galera que quer dormir um pouco mais, agradece.

Perguntas Caminho de Santiago: Pergunta número 6

É seguro deixar a mochila no albergue e sair para almoçar, jantar, conhecer o Pueblo, etc?

Sim é bastante seguro, ninguém mexe em nada, no entanto, dinheiro, cartão, documentos, passaporte e objetos de valor, celular, máquina fotográfica, procure levar consigo, numa pochete, bolsa, numa mochila pequena.

Outra dica, quando for dormir coloca a pochete, bolsa com esses objetos, documentos, etc, no saco de dormir, joga lá fundo, fica tudo centralizado, perto de você e dorme tranquilo.

É mais uma garantia, são raríssimos os casos de roubo nos albergues, mas é importante ficar sempre atento.

Claro que há casos e relatos de furtos e roubos nos albergues durante a caminhada e até coisas piores, desde que o Caminho de Santiago é Caminho que existem falsos peregrinos e assaltantes.

Veja essa reportagem do jornal El País, ela é de 2015, bastante realística e esse é o intuito, deixar tudo o mais transparente possível.

Dessa forma, garantir que você faça o Caminho com segurança e aproveite cada passo dessa aventura maravilhosa.

Perguntas Caminho de Santiago: Pergunta número 7

Além das setas amarelas quais outros sinais podem indicar que estamos andando no caminho correto rumo a Santiago de Compostela?

Além da utilização dos inúmeros aplicativos que fornecem todos os detalhes de localização, rumo, distância, condição meteorológica, lugares para dormir.

Enfim, uma grandiosidade de dicas e sugestões, você ainda poderá contar com as marcações físicas durante o trajeto que sempre irão lhe dar a indicação que você estará no caminho certo, 

Olhem essas:

Marcos de pedra com indicação de distância para atingir a Catedral de Santiago, azulejos azuis com uma vieira amarela colados nos muros e paredes dos lugares por onde se passa.

Além de,  pedras arrumadas em forma de seta, montes de pedra, fitas amarradas em galhos de árvores, galhos de arvores arrumados em forma de setas etc.

Essas marcações são improvisadas pelos peregrinos que por algum motivo entenderam que ali tinha alguma dúvida, por exemplo, bifurcações.

Ou ainda, locais em que a seta amarela está muito apagada ou escondida pela vegetação ou qualquer situação que deixaria alguma dúvida em direção seguir.

Também é importante dizer que atualmente existe na Europa 12 caminhos controlados pela União Europeia que cobrem mais de 70 mil quilômetros em todo o território, se você virem as marcações E1, E2, E3… etc… significa que você está num desses caminhos que por vezes se misturam com outras rotas.

Nesse caminho francês de Saint Jean Pied de Port à Compostela você irá caminhar principalmente, nos países bascos Francês e Espanhol.

Assim, essas marcações de GR  são mantidas pela federação francesa de caminhadas e cobrem mais de 60.000 quilômetros em todo território francês.

Dessa maneira é importante que você saiba que além das setas amarelas você estará na GR 65 – E3 , onde 65 é uma variante que começa em Genebra e acaba em Roncesvalles.

Enquanto que a E-3 uma das 12 trilhas europeias de caminhadas.

Então, veja a seguir os tipos de marcações que você poderá encontrar e o que elas significam.

GR - Grande Randonnée

Tradução:

GR – Sentier de Grande Randonnée  – Trilhas de Longas Caminhadas – Atravessa diversos países.

GR de pays – Sentier de Grande Randonnée – Trilhas de Longas Caminhadas – Dentro do País.

PR – Sentier de Petite Randonnée- Trilhas de Pequenas Caminhadas – Dentro do País.

Continuité de Sentier- Continuação da Trilha. 

Changement de Direction – Mudança de direção.

Mauvaise Direction – Direção errada.

As marcações no caminho francês

Assim, no caminho francês de Saint Jean Pied de Port a Santiago de Compostela praticamente você irá encontrar essas marcações somente nos países bascos e estarão sempre junto com as setas amarelas, conchas etc.

Posso afirmar que as setas amarelas são suficientes para uma orientação física segura, mas é sempre bom conhecer outros formatos e significados.

Chamo aqui atenção para o fato de que, caminhadas de longa distância na Europa é coisa muito séria e extremamente valorizada pelos caminhantes, esportistas e pelos patrocinadores.  

Aqui no Brasil, estamos melhorando, o Caminho da fé é um bom exemplo disso.

Além do mais vai uma dica, além dos símbolos das direções, rumo que devem ser informados aos peregrinos, também é sugerido que qualquer outra situação de alerta deve ser sinalizada.

Outros Alertas

Dessa forma, aconteceu comigo, por muito pouco não virei o tornozelo em um caminho estreito ao lado de uma rodovia, mas por pouco mesmo, cheguei a escorregar e se não fosse o bastão que sustentou o corpo, poderia ter ali um acidente.

Verifiquei a causa e notei que tinha colocado o pé em buraco, desses que se forma com água da chuva.

Dessa forma, então, baixei a mochila quebrei alguns galhos pequenos de árvores pequenas que estavam por ali peguei o saco que embrulhava uma baguete de pão que estava carregando.

Em seguida dei um jeito de fixar nos galhos de forma que ficou bem visível que ali estava uma situação de perigo para os caminhantes, e segui em frente.

Assim, acredito que faltavam ali uns 300 quilômetros para Santiago de Compostela.

Perguntas Caminho de Santiago: Pergunta número 8

Como é a aquisição de água por lá, sempre será comprada?

Não necessariamente, você irá encontrar inúmeros pueblos no caminho que fornecem água potável de graça em plena praça pública, basta encher o cantil.

Dessa maneira o que precisa é certificar-se de que se trata de água potável, normalmente há indicação, quando não havia indicação nenhuma eu evitava, comprava no primeira tienda.

Atenção ao trecho de Carión de Los Condes, em diante, nas mesetas espanholas, tem ali trechos com mais de 10 quilômetros sem local para comprar nada, muito menos água potável para beber.

Então meus caro peregrinos (as) não esqueçam de encher o seu cantil nesse trecho.

Vejam os nossos vídeos sobre o mesmo tema:

 

 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Benilda Rebessi Carmona disse:

    Gostaria de saber sobre melhor caminho de Lourdes para Santiago
    Já fizemos eu e meu marido em 2019 o caminho a partir de Saint Jean

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *